Lenin is dead

Fui com o Richard numa exposição na Serpertine Gallery. E eram casas montadas na galeria. Você podia entrar, deitar, tomar um chá ou lavar os pratos. Um trabalho de artistas plásticos que busca aplicar arte contemporânea ao dia a dia. Richard ficou me olhando com uma cara de interrogação, eu não sabia o que fazer, por isso comecei a lavar a louça. As pessoas acharam graça, eu dispunha cada xícara fora do lugar. Uma hora o artista plástico apareceu e me agradeceu por interagir. Ele disse: é isso aí, você pegou o espírito da coisa. Richard agora tinha essa expressão chorosa que me magoa tanto porque aflora a minha incapacidade de convencê-lo de que é mentira, de que o mundo não está perdido, de que já foi muito pior, já houveram guerras e pragas em maior amplitude.

Ele aponta para uma das paredes da casa montada, parede da cozinha, onde tem escrito bem assim:

So Lenin is dead, Marx is dead, and I don’t know what to do.

Os seus olhos verdes se enchem de lágrimas. Me arrependo de tê-lo trazido instantaneamente para este passeio. O filadaputa só tem 6 anos, por quê não pode ser feliz como qualquer outra criança? Penso no dinheiro que seus pais me pagam para cuidar dele enquanto trabalham no distrito financeiro. O pego no colo, ando até a lanchonete mais próxima, compro um monte de muffins de chocolate e de limão, duas coca-colas e finjo uma animação enquanto lhe digo: vamos fazer um piquenique!

O tempo abre, o Sol brilha e até faz um pouco de calor. Estendo a toalha sobre a grama, no Diana Memorial Fountain, é tão bonito, as pessoas em volta estão tão contentes. Sentamos e eu lhe pergunto: não vai comer? Ele responde: Diana, ela também morreu, não foi? E começa a chorar.

[Escrito em 2005].

Leave a Reply

