Trinta dias

Hoje faz exatamente 1 mês que cheguei a Buenos Aires. De tudo, percebo a leveza que absorvi por andar nestas ruas, de respirar outros ares que me parecessem possíveis. Já poderia desenhar um mapa na minha cabeça de como estas ruas se interligam e até alguns caminhos alternativos para chegar a um mesmo lugar. As ruas de Palermo Soho, onde moro, são as que mais curto caminhar. Há aquela praça que nunca recordo o nome e que sempre me deixava um pouco perdido, mas agora eu a trouxe para perto da minha casa, como um jardim: sei onde todas as suas ruas levam.

O passar dos dias traz a consequência inevitável de deixar a sensação de ser um turista para trás e me ver como um ‘local’. É algo que não percebi até alguém me perguntar como se chegava ao Planetário. De repente, me veio essa sensação muito forte de que a época dos sightseeings passou.

Ontem a vizinha sorriu para mim pela primeira vez. A chilena da lavanderia aprendeu o meu nome, o instrutor da academia me cumprimenta com tanta intimidade que até me assusto. Os lugares começam a ganhar significados e se preencher de memórias. Os dias vão passando como uma sucessão de pequenos aprendizados e alegrias.

Aos poucos, o espanhol começa a fluir também. Embora não consiga falar como eles, trocando os sons das letras – meu espanhol tem sotaque da Espanha. Vou perdê-lo?

Sinto que Buenos Aires foi uma decisão acertada. Deixei aquela depressão besta de molho, dei um par de ombros e segui em frente. Quero tirar este blog do meu umbigo e cortar as suas entrelinhas, e escrever mais leve, contar casos, expulsar pensamentos.

Highlights (dos primeiros 30 dias):
MALBA
Palermo Soho
EL ATENEO
Porto Madero

Curta um curta argentino:

NO ME AMA (SHE DOESN’T LOVE ME) from santiago capulos on Vimeo.

Leave a Reply

